É de extrema importância que profissionais do setor alimentício conheçam as características da sazonalidade dos alimentos e quais podem ser encontrados em quase todos os meses do ano, contudo é na época própria que apresentam melhor qualidade e preços muito mais baratos. Atentar-se a isso proporciona uma economia que respeita o meio ambiente e o cultivo, além de alimentos mais saborosos. Assim, é preciso estar de olho no período de produção de cada alimento.

Post 41_2_1

As frutas, hortaliças e legumes apresentam diversos períodos de safras. Mesmo com a intervenção da tecnologia, que contribui para acelerar ou adiantar o cultivo em todas as estações do ano, é preferível consumi-las em sua melhor época, pois há menos agrotóxicos e são muito mais sustentáveis.

Post 41_3_1

Fique atento na hora de comprar!

- Evite comprar laranjas, por exemplo, com furos, manchas ou rachaduras na casca.

- Observe a cor e o odor da maçã. Se sentir algo diferente, pode haver contaminação por agrotóxicos.

- Procure saber em quanto tempo vai consumir. Não compre, por exemplo, bananas verdes para amadurecerem em casa, pois podem atrair moscas que transmitem doenças.

- Ao comprar morangos em caixas, veja o estado de conservação daqueles escondidos. Levante os que estão por cima para verificar os demais.

- Dê preferência às batatas com a casca lisa. Evite as que tiverem furinhos. Eles podem sinalizar a presença indesejada de larvas ou insetos.

- Ao comprar tomate, morango ou alface, coloque-os na geladeira, sem lavar. Depois de cerca de duas horas, retire-os e lave em água corrente.

Post 41_1_1

As cores dos alimentos

Você sabia que a coloração dos alimentos indica seus benefícios à saúde?

- Branco: possui alicina, que ajuda a reduzir o colesterol.

- Vermelho: possui licopeno, que previne câncer de próstata e osteoporose.

- Amarelo: tem vitamina C e betacaroteno, que combatem a oxigenação das células.

- Verde: tem luteína, que melhora a acuidade visual.

- Verde Escuro: possui ácido fólico e boro, que combatem a depressão.

- Roxo: tem anticianina, que ajuda a evitar o envelhecimento.

-

Continue acompanhando nossas novidades através da nossa página no Facebook: Hobart. Lá você encontra notícias, dicas, curiosidades e muito mais sobre o setor tecnológico alimentício.